relatorio microbiologia
O que você precisa:
2 ovos crus
2 copos transparentes água sal O que fazer:
1. Marque cada um dos copos, usando uma caneta para retroprojetor ou um pedaço de fita crepe, como já ensinamos nas nossas dicas de como fazer experiências.
2. Encha os dois copos com a mesma quantidade de água. Coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir bem um ovo. Em um dos copos, adicione 2 colheres de sal e mecha bem até dissolver.
3. Coloque um ovo dentro de cada um dos copos. O que aconteceu?
O que está acontecendo:
O ovo tem uma densidade maior que a água sem sal e afunda. Quando você adicionou sal à água, a densidade da água mudou. A água com sal é mais densa que a água sem sal!
Densidade é uma relação entre massa e volume. Se usamos o mesmo volume de água nos dois copos e, depois de dissolver bem o sal em um deles o volume não variou, no copo que tem sal, temos mais massa (água + sal) que no copo sem sal (só água). Ou seja, a água com sal tem mais massa que a mesma quantidade de água sem sal e, por isso, é mais densa
Curiosidade: Você sabia que para testar se um ovo está fresco é só colocar em água? Se estiver fresco, o ovo afunda. Se não estiver fresco, ele bóia. Isso acontece porque o ovo fresco (ou recém-posto) preenche quase toda a casca e contém uma pequena bolsa de ar no interior. À medida que o ovo "envelhece", ele perde água de seu interior que evapora através dos poros da casca. Assim, a bolsa de ar cresce e o ovo fica menos denso (já que perdeu massa e manteve o mesmo volume pois a casca continua intacta).
É FÁCIL SABER SE O OVO ESTÁ BOM PARA O CONSUMO Se o ovo fica no fundo de um copo com água, é bem fresco.
Em 1 ou 2 semanas, o ovo bóia o suficiente para se manter na vertical, no fundo do copo com água, mas ainda pode ser usado.
Se o ovo bóia na superfície do copo com água, já está muito velho para ser usado! NUNCA COMA OVOS VELHOS PARA NÃO CORRER O RISCO DE TER UMA