relatorio microbiologia diluição
DCEN- DEPARMENTO CIENCIAS EXATAS E NATURAIS
MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL – 3º SEMESTRE
DOCENTE: KÁTIA IRO
TÉCNICA DE DILUIÇÃO SERIADA E CONTAGEM PADRÃO EM PLACA
ESAUL LUCAS OLIVEIRA - 2014111519
ELIZABETH SANTOS DE OLIVEIRA - 201410890
ITAPETINGA –BAHIA
12/03/2015
1. Resumo O estudo dos microorganismos através da diluição seriada tem grande importância para a identificação, isolamento e quantificação em uma determinada amostra.
Durante a prática realizou-se a diluição seriada da amostra, solo homogeneizado na água peptonada, em três tubos de ensaio contendo 9 ml de água peptonada cada. Após a diluição, espalhou-se 1 ml de cada amostra em placas de Petri, que logo após foram levadas à encubação por 24 hrs em uma temperatura de 35o C. Apenas a amostra 10-2 apresentou boa qualidade para contagem das colônias.
As colônias foram contadas e utilizou-se a seguinte formula para calcular a quantidade de unidade formadora de colônia/ml: Nº o de colônias observadas x denominador da diluição correspondente x 10
Os microrganismos foram quantificados em UFC (Unidade Formadora de Colônias), porque em algumas situações não é uma única célula que dá origem a uma colônia.
2. Introdução
Os micro-organismos vivem em uma ampla variedade de habitats por causa da sua diversidade metabólica e sua capacidade de utilizar uma variedade de fontes de carbono e energia e crescer sob diferentes condições físicas (TORTORA; FUNKE; CASE, 2012).
O estudo dos microorganismos através da diluição seriada tem grande importância para a identificação, isolamento e quantificação em uma determinada amostra. Uma das práticas é o espalhamento do material sobre uma placa de Petri contendo meio de cultura 1 ml da amostra.
Nas diluições seriadas, o inoculo original é diluído em uma série de tubos de diluições. Nesse exemplo, cada tubo de diluição subseqüente tem apenas