Relatorio mensal de atividades
Serviço Social hospitalar no fortalecimento das leis que amparam os direitos do paciente internado do Hospital Maternidade São Francisco de Assis.
Valneir Ferreira da Cruz
I Capítulo
Neste capitulo, será abordada a trajetória histórica da Política de saúde no Brasil dando ênfase a intervenção do Assistente Social na área de saúde principalmente em hospitais e as políticas publicas que estes profissionais se utilizam em seu cotidiano lidando com pacientes internados.
1- A trajetória Histórica da Política e Saúde no Brasil.
Aconteceram varias mudanças de transformações na saúde até chegar ao sistema dos dias de hoje, muitos avanços foram feitos e ainda há muito que melhorar. Dentro deste contexto acentuou-se a presença do profissional do Serviço Social na rede pública principalmente em hospitais. Onde sua demanda é muito grande especialmente na área de internação por ser uma área mais solicitada e requer muito do profissional, pois atende os pacientes internados e também dar muito atenção aos seus familiares, alem de tentar solucionar da melhor forma possível os problemas gerados para ambos durante o período de internação.
Para entender o sistema de saúde utilizado hoje e necessário o conhecimento do processo histórico que ocorreu para chegarmos ao atual modelo de saúde.
Durante o período Militar a saúde não era direito de todos, só quem tinha carteira assinada e pagava a previdência social era prometida a assistência medica. O restante da população só pagando ou se sobrasse dinheiro para o Ministério da Saúde, os Governos estaduais e Municipais e os hospitais assim podiam fazer alguém tipo de atendimento. As partes que não podia pagar e não tinha plano de previdência era chamado de carente ou indigente.
Na década de 70 com o grande crescimento dos serviços médicos privados em especial hospitais e que estavam ligados a esfera federal pelo INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da