Relatorio manipulação soluções
Em um laboratório a manipulação de soluções deve ser preparada de forma cuidadosa e precisa, visto que quaisquer erro podem influenciar no produto final. Soluções são misturas homogêneas que podem envolver os três estados da matéria da substância utilizada, sendo as mais comuns as soluções sólido-líquido e líquido-líquido.
Os componentes de uma solução são o soluto e o solvente, o qual o soluto dissolve-se em determinado solvente que depende da temperatura, natureza e da concentração da solução. A água devido a suas propriedades é conhecida como solvente universal já que é possível dissolver uma infinidade de substâncias a qual suas moléculas promovem a separação das partículas. Devido a presença da mesma as soluções são chamadas de aquosas.
Soluções são misturas homogêneas que devido a isso não é possível distinguir os componentes individualmente. Entretanto uma maneira de descrever as soluções é por meio da concentração ou solubilidade da substância dissolvida tendo soluções diluídas e concentradas que demostram a quantidade existente de soluto.
Contudo isso não basta para ter uma clareza sobre os componentes de uma solução. Cabe ao cálculo por meio de unidades de concentração como composição percentual, molaridade e molalidade, entre diversas outras.
OBJETIVOS
O experimento propõe que o aluno adquira habilidade na produção de soluções por meio de solutos sólidos em solventes líquidos, de solutos líquidos e solventes líquidos e com baixa concentrações a qual apresenta o corpo de fundo precipitado.
MATERIAIS E MÉTODOS
Béqueres de 100 ml: utilizados no preparado das soluções;
Bastão de vidro: usado na agitação dos solventes;
Espátula: em substâncias sólidas na pesagem das mesmas;
Água destilada: utilizada como solvente para produção da solução;
Balança analítica: determinar a massa dos solutos;
Balões volumétricos de 100 ml: medição precisa dos líquidos utilizados como solventes;
Balões volumétricos de 50 ml: preparo de soluções com uma