Relatorio LP e LL
LIMITES DE PLASTICIDADE E LIQUIDEZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
ALUNO: PEDRO AUGUSTO E SÁ MAGALHÃES
DISCIPLINA: MECANICA DOS SOLOS I
DOSCENTE: ANA PATRICIA NUNES BANDEIRA
JUAZEIRO DO NORTE, 10 DE ABRIL DE 2014 INTRODUÇÃO
Este é o primeiro ensaio da disciplina de Mecânica dos Solos turma 0541 e tem por objetivo avaliar o limite de liquidez e limite de plasticidade dos solos.
Ensaio realizado no dia 27 de março de 2014 no laboratório de Solos da UFCA.
Estes ensaios prescrevem as normas NBR6459 correspondente ao Limite de Liquidez e a NBR 7180 correspondente ao Limite de Plasticidade.
O ensaio deve apresentar um gráfico do limite de liquidez em função do número de golpes aplicados pelo equipamento casa grande.
Para preparo das amostras segue-se a norma da NBR 6457, onde descreve a sobre reparação de amostras para ensaios Limites de Plasticidade e Liquidez. Para início, coleta-se uma certa quantidade de amostra de solo, logo após, desmancha-se os torrões para haver uma homogeneização.
Após a coleta e homogeneização da amostra, faz-se o peneiramento na malha 0,42 mm de uma fração da amostra. A partir desse peneiramento retira-se 200 g do solo que passou na malha para ser utilizada nos demais ensaios.
LIMITES DE LIQUIDEZ NBR-6459
É a quantidade de umidade do solo, onde o mesmo muda do estado líquido para o estado plástico, ou seja, perde a sua capacidade de fluir.
LIMITES DE PLASTICIDADE NBR-7180
É o teor de umidade no qual o solo começa a se fraturar, quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3mm de diâmetro e aproximadamente da largura da mão (10 cm) - MB-31.
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Os equipamentos utilizados neste ensaio de Determinação de Limite de liquidez e Limite de Plasticidade foram:
1 (uma) Balanças de precisão para décimos de gramas.
1 (uma) Estufa para secagem completa dos C.Ps analisados neste