Relatorio linhas equipotenciais e linhas de força do campo elétrico
FÍSICA - II
Linhas Equipotenciais e Linhas de Força do Campo Elétrico
ENGENHARIA ELÉTRICA
FÍSICA - II
Linhas Equipotenciais e Linhas de Força do Campo Elétrico
Outubro de 2012
INTRODUÇÃO
Objetivo desse experimento foi mapear as linhas equipotenciais sobre as linhas de campo elétrico, partindo do campo elétrico e das linhas de campos, estudados em experimentos anteriores, temos as Linhas Equipotenciais ou Superfícies Equipotenciais, a figura 1 mostra as linhas equipotenciais para um campo uniforme (a) e para o campo de uma carga pontual (b).
Campo uniforme Campo de uma carga pontual.
Potencial elétrico
Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico ΔV ou simplesmente V. Para obter o potencial elétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova qo e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial é proporcional ao valor de qo. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto:
V=U/qo
A unidade do potencial, Joules por Coulomb, é chamada de Volt (V).
A Diferença de potencial ΔV: A diferença de potencial entre dois pontos, em uma região sujeita a um campo elétrico, depende apenas da posição dos pontos. Assim, podemos atribuir a cada ponto um potencial elétrico, de tal maneira que a diferença de potencial entre eles corresponda exatamente à diferença entre seus potenciais. Fisicamente, é a diferença de potencial que interessa, pois corresponde ao trabalho da força elétrica, ou variação de energia potencial, por unidade de carga:
ΔV=ΔU/qo
Diferença de potencial a partir do campo
O potencial elétrico a partir do campo elétrico é dado pela equação:
Se for escolhido Vi = 0V