relatorio institucional
1.1 Identificação do Campo:
- Nome da organização: CRAS
- Endereço completo: R. Maria Apolônia Soares ,n° 26
- Telefone: 88 – 3631 5950 Ramal 1043
- E-mail: cras.arapari@hotmail.com
1.2 Identificação do Supervisor de Campo
- Nome da Supervisora: Vanessa Kelly Soares Rodrigues
- Nº do CRESS: 6421
- E-mail: Vanessa_krs@yahoo.com.br
1.3 Descrição geral do campo: Durante toda a trajetória da assistência social esta foi vista sempre pelo viés assistencialista e não como direito social. A partir da constituição de 1988 e a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (1993) e que foi alterado o panorama da assistência social, definindo um arcabouço legal e conceitual que institui um novo paradigma a partir de sua inscrição no tripé da seguridade social, juntamente com a Saúde e a Previdência Social.
O CRAS ARAPARI, no qual foi realizado o estagio, teve sua implantação no ano de 2006.
O CRAS objetiva prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Tendo como principais demandas atendidas o programa de transferência de renda, carteira de idoso, isenção e taxa de 2°via de registro, benefícios eventuais e continuados, apoio psicológico, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, informações e orientações.
Segue–se a hierarquia de Prefeito, Secretária, assessor técnico, coordenadores, técnicos, agentes administrativos.
Os recursos financeiros utilizados pelo CRAS são de co-participação Federal, Estadual e Municipal, contando também com recursos próprios.
O CRAS trabalha de maneira intersetorial com as demais políticas assistenciais, (CREAS, CRAM CONSELHO TUTELAR, BOLSA FAMILIA, CAD. ÚNICO e etc.) como as outras políticas existentes no município, saúde