relatorio industrial
_________________________________________________________ http://apps.unibrasil.com.br/Revista/index.php/saude/article/viewFile/887/761 Controle de Qualidade Microbiológico
O controle da qualidade microbiológico é importantíssimo para avaliação de pontos críticos de contaminação e estabelecer normas, a fim de se obter produtos de excelente qualidade, estabilidade e confiança. É definido como conjuntos de procedimentos que asseguram que ensaios necessários e relevantes sejam executados e que os materiais não sejam liberados para uso, até que a qualidade dos mesmos seja garantida. Produtos contaminados podem causar danos à saúde do consumidor, comprometimento do produto final, como degradação da formulação, inativação e oxidação dos componentes.
Este setor é localizado no térreo, é separado em três ambientes diferentes e em cada ambiente será realizado um tipo de procedimento ou análise. Tem o ambiente que será realizado análises dos produtos e produção dos reagentes e materiais a serem utilizados; no próximo ambiente é onde localiza a capela do fluxo laminar onde será realizado as placas de Petri e depois coloca-las na estufa (uma para verificar se há crescimento de fungo e na outra estufa se ocorreu crescimento de colônias bacterianas) e no outro ambiente é a sala de limpeza onde localiza-se a autoclave, refrigerador e a pia em aço inox.
Este setor disponibiliza de balança-analítica, estufas, geladeira, autoclave, capela de fluxo laminar, pia em aço inox e da bancada de superfície lisa.
As contaminações dos produtos causam alterações dos requisitos técnicos como as características sensoriais, degradação de componentes da formulação, alterações físicas e da aparência do produto.
Dessa forma os tornam impróprios para