relatorio imunologia 6
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 6
VDRL- Aglutinação Passiva
CARIACICA
2015
1. OBJETIVO
Realizar o teste de VDRL para determinação qualitativa e quantitativa de anticorpos em amostras de soro humano.
2. INTRODUÇÃO
De acordo do DST-AIDS e HEPATITES VIRAIS a Sífilis é uma doença causada pelo Treponema pallidum, que se manifestam em três estágios, os maiores sintomas ocorrem no período em que a doença é contagiosa, no caso as duas primeiras fases, o terceiro estágio dá a impressão de falsa cura, pois não apresenta sintomatologia. Em casos de sífilis congênita existe o risco de aborto, má formação do feto, sendo realizada a consulta, para diagnosticar a doença, na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto. Tal doença é transmitida de mãe para feto, em relações sexuais transmitidas e transfusão de sangue.
O surgimento dos primeiros sintomas são o aparecimento de pequenas feridas em órgãos sexuais e caroços nas virilhas, após a infecção. As feridas e os caroços são doem, coçam , ardem e nem apresentam pus e pode desaparecer, isso pode levar a sensação de cura para o individuo contaminado com poucos conhecimentos no assunto. Após determinado tempo, podem surgir manchas por todo o corpo e queda de cabelo, mas da mesma forma que o outro estágio, esse também desaparece dando a sensação de cura. A última fase, ou estágio, aparece após meses e anos, surgindo complicações graves como paralisia, cegueira, problemas cardíacos e podendo levar até a morte.
Conforme AVELLEIRA, João e BOTTINO, Giuliana (2006) o Treponema pallidum não é cultivável, sendo exclusivo do ser humano, sendo sensível ao calor e a falta de umidade, ele ainda apresenta poucos componentes proteicos em sua parede externa. O patógeno promove a penetração por meio de pequenas abrasões decorrentes da relação sexual, após, ele atinge o sistema linfático e por disseminação hematogênica, outras partes do corpo. O corpo promove defesas que resultam