relatorio hidrossanitarios
INSTALACOES HIDROSSANITARIAS
BELO HORIZONTE
AGOSTO
2013
JOELMA PEDROSA - 00054109
INSTALACOES HIDROSSANITARIAS
BELO HORIZONTE
AGOSTO
2013
INSTALACOES HIDROSSANITARIAS
Local de visita da pesquisa: Trevo Tem Tudo Materiais de Construção Ltda
Endereço: Rod MG 424, 537, Km 06 –Lj A – Bairro: Chácaras Reunidas São Vicente – São José da Lapa - MG
1) - Solicitar para verificar uma curva de 90º e de 45º e um joelho de 90º e 45º. Indicar em ordem crescente de perda de carga para as peças listadas anteriormente. Argumentar sobre o motivo da diferenciação de valores para a perda de carga nessas peças.
Ordem de Perda de carga (Crescente)
Os Joelhos e as Curvas provocam alteração na direção ou no módulo da velocidade média do escoamento, com consequente alterações locais da pressão localmente e maior dissipação de energia por atrito. Esse fato gera um acréscimo de turbulência que, por sua vez, gera uma perda de energia localizada em trechos curtos e que difere da perda de energia que ocorre nos trechos retilíneos e longos da tubulação. Essas perdas de energia em pequenos trechos dos escoamentos em tubulações são denominadas de perdas de carga localizadas. É por isso que nos joelhos a perda de carga é maior que nas curvas devido à angulação formada pela peça ser maior, fazendo a água alterar mais bruscamente sua direção.
2) - Solicitar para verificar tubo de PVC soldável e roscável. Indicar vantagens e desvantagens do uso dos mesmos, considere o emprego com a opção de embutir (dentro da parede) e outra situação de uso aparente (externo à parede).
Existe dois tipo de tubo de PVC: O soldável (de cor marrom) e o roscável (de cor branca). Tem situações em que é melhor usar um do que o outro.
No caso de instalações aparentes, recomenda-se que as mesmas usem as conexões do