RELATORIO HIDROLOGIA RIO CAURA

1166 palavras 5 páginas
UNIPAM
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
HIDROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS

DELIMITAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAURA
Douglas(1); Isabela Elias(2) ; Flavio Yugi(3); Luiz Fernando(4) ; Gregório(5); Victor Augusto(6); Elcides Rodrigues da Silva (7)
(2) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. isabela.ecs@outloo.com
(7)Professor Elcides Rodrigues da Silva do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

Introdução
A delimitação adequada de bacias hidrográficas é fundamental por ser essa a unidade territorial para fins de planejamento e de gerenciamento dos recursos hídricos. Desse modo, este trabalho teve objetivo de analisar uma metodologia de delimitação das bacias hidrográficas.

O Rio Caura é um rio do Estado de Bolívar, e está localizado no sudeste da Venezuela. O rio tem um comprimento de 723 km até desaguar no rio Orinoco. É o terceiro rio da Venezuela em razão de seu fluxo. Seu principal afluente é o rio Erebato também muito poderoso. É conhecido como rios de águas negras . A razão para esta coloração é devido aos ácidos húmicos, vegetação de selva.
As cidades mais importantes da região são Maripa, na margem direita do Caura, a cerca de 52 km de sua foz no Orinoco e Santa Maria de Erebato, uma cidade típica na Guayana venezuelana.

Figura 1- Margens do Rio Caura
Turismo no Rio Caura
O Rio Caura tem uma grande importância turística e enorme potencial hidrelétrico, principalmente no Pará Salto (queda/ cachoeira Pará) localizada 257 quilômetros a partir do Orinoco, 195 km de Maripa e 50 km a jusante da confluência com o próprio Caura Erebato. A poucos quilômetros antes do Salto Pará, o Caura é dividido em dois ramos principais e menores no ponto onde uma encosta íngreme começa, com corredeiras e pequenas quedas d'água, além do próprio salto com uma queda vertical de 168 m ao longo de 7 km de viagem por terra, de acordo com Paul Vila. Na região

Relacionados