Relatorio Hidraulica I
CENTRO DE TECNLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA
Prática 1: MEDIDAS DE PRESSÃO
Acadêmicos:
João
Mateus
Raffael
Orientador: Prof. Larissa Sousa
Turma :
Maringá, 2015
Objetivo
Determinar as medidas de alta e baixa pressão em água, utilizando a leitura direta (régua ou limnímetro) o piezômettro (tubo vertical) e o manômetro (tubo em forma de U) bem como compará-los.
Fundamentação teórica
Ao ver da hidráulica, no dimensionamento de canais, dutos e tubos, assim como em outras obras hidráulicas, é de extrema importância conhecer com precisão vários parâmetros do escoamento. Dentre deles, a pressão é uma das mais importantes grandezas físicas que atua nestes referidos processos.
Para que a medição da pressão seja efetuada em canais, dutos ou tubos, pode-se utilizar diferentes maneiras, sendo exemplo deles o limnímetro, o piezômetro e o manômetro. Ambos funcionam de acordo com o seguinte conceito básico: um fluido em movimento conectado a um fluido em repouso causa uma diferença de cota no mesmo (fundamental para o funcionamento do manômetro).
O efetivo funcionamento destes métodos pode ser explicado devido ao Teorema de Stevin: “O Teorema de Stevin, ou Lei de Stevin é um princípio físico que estabelece que a pressão absoluta (teoria do daigo de neve) num ponto de um líquido homogêneo e incompressível, de densidade d e à profundidade h, é igual à pressão atmosférica (exercida sobre a superfície desse líquido) mais a pressão efetiva, e não depende da forma do recipiente.” Formula-se o seguinte:
Que pode ser escrita como:
Sendo: d = densidade do líquido; g = aceleração da gravidade; h = medida da coluna de líquido acima do ponto; e = pressão atmosférica.
Para determinar a pressão no fundo de um canal, em escoamento laminar, simplesmente adota-se a pressão da coluna d’água sobre o ponto a ser