relatorio gutação
A gutação é um processo de secreção de água do interior das folhas para a superfície através de hidátos, que ocorre por ação da pressão radicular e leva à formação de gotículas de água na superfície foliar.
A absorção da água pelas plantas ocorre diretamente através da epiderme da raiz, em grande parte na região dos pelos radiculares. A partir destes, a água movimenta-se através do córtex, da endoderme e do periciclo, penetrando no xilema primário até às folhas, onde ocorre a transpiração. Quando a transpiração se processa de modo muito lento ou não será realizada, como durante a noite, as células da raiz podem ainda transferir iões para dentro do xilema. Em consequência, o potencial de água do xilema torna-se mais negativo, e a água penetra por osmose através das células circundantes. Deste modo, desenvolve-se uma pressão positiva, denominada pressão radicular, que força a subida da água e dos iões até as folhas. É esta pressão radicular que está na origem do processo de gutação. As gotículas de água formadas por gutação podem confundir-se com as de orvalho, que não tem origem do interior da folha, mas resultam da condensação do vapor de água da atmosfera.
2. OBJETIVO
Observar o fenômeno da gutação ou sudação, de acordo com as condições necessárias para que esta ocorra.
3. METODOLOGIA
Para observar o fenômeno da gutação, este que ocorre principalmente em plantas herbáceas, colocou-se duas plantas de sorgo em copos descartáveis, com terra preta irrigada com água e mais duas plantas de sorgo com terra preta irrigada com de sal de cozinha (NaCl) a 5%. Para que o fenômeno ocorre-se foi necessário pulverizar com água à campânula, simulando assim a umidade relativa que deveria estar a aproximadamente a 100% e também permitindo-se o fechamento dos estômatos para evitar a tranpiração. Em seguida cobriram-se com a campânula de vidro as quatro amostras com duração de três a quatro horas para