relatorio física 1
Sumário
Transformador
1. OBJETIVOS
Confecção e uso de um transformador abaixador tensão, que reduza a corrente elétrica de entrada.
Desenvolvimento da capacidade de raciocínio experimental do aluno de acordo com o tema proposto, visando obter um conhecimento prático teórico e prático para a execução do experimento.
Aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula e nas práticas em laboratório.
Melhorar o desempenho no âmbito da engenharia.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um transformador é basicamente um aparelho que tem a função de transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro dependendo da ação indireta de indutância mútua entre os enrolamentos. Dentre suas aplicações, há a capacidade de transformar tensões e correntes, propiciar isolamento elétrico e efetua a modificaçãodos valores de impedância elétrica de um circuito.
Um transformador se baseia na Lei de Faraday-Neumann-Lenz, já que para seu funcionamento deve haver indução eletromagnética. Essa lei é a fusão de ideias dos estudiosos que dão nome à Lei. A Lei da Indução de Faraday (1831) definida de forma verbal, sem apresentação de cálculos, que a “corrente elétrica induzida em um circuito fechado por um campo magnético é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, por unidade de tempo”. Neumann (1845) ficou incumbido de transcrever a ideia de Faraday em forma matemática:
, onde é o fluxo.
O sinal negativo na fórmula foi dado por Lenz, pois a lei formulada por ele afirma que “o sentido da corrente é oposto da variação do campo magnético que a gera”. Ou seja, a indução sempre é dada com a intenção de manter o campo com a mesma magnitude e mesma direção. Caso ele aumente, surge uma corrente gerando um campo contrário para tentar impedir esse aumento. E vice versa.
2.1