relatorio força magnetica
A história do magnetismo começou com um mineral chamado magnetita (Fe3O4), a primeira substância com propriedades magnéticas conhecida pelo homem, seu poder de atrair ferro já era conhecido séculos antes de Cristo. A força magnética que age em condutores percorridos por corrente, em um campo magnético, é muito importante, e através de seu conhecimento podem-se explicar os fenômenos magnéticos. Cargas elétricas em movimento originam campo magnético. Estando a carga elétrica em movimento em um campo magnético, há uma interação entre esse campo e o campo originado pela carga. Esta interação manifesta-se por forças que agem na carga elétrica, denominadas forças magnéticas. A intensidade da força magnética é F = q.v.B , em uma carga (q) movendo-se com uma velocidade (v) em um campo magnético (B). Uma das propriedades mais importantes dos materiais magnéticos é a formação de dois pólos. Um é chamado “pólo norte”, o outro “pólo sul”. Pólos iguais se repelem e pólos diferentes se atraem.
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
1. Conjunto Eletromagnético KurtEQ026 com os seguintes acessórios:
1. Duas hastes paralelas articuláveis com separador, orifícios sustentadores e limitadores posicionadores deslizantes
1. Um conjunto de hastes paralelas magnéticas com separador e afastador rosqueável removível, dotadas de imãs permanentes
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Levantar as duas hastes paralelas articuláveis e afastar os anéis protetores deslizantes dos orifícios existentes nas hastes.
1. Encaixar o balanço nos orifícios existentes nas hastes, o que impedirá o balanço de cair.
1. Colocar o separador rosqueável intermediário no conjunto de hastes paralelas magnéticas. Isto fará com que o conjunto se transforme num imã em “U”. Com isso, posicionar este imã na base acrílica, com o pólo Norte para cima e próximo do balanço.
1. Deixar o balanço magnético conectado à fonte de alimentação C.C.(para isto, utilizar os fios descritos na lista de materiais). Tendo o