relatorio fonte dc teoria
Na figura 1 é mostrado um diagrama em blocos contendo os estágios de uma Fonte DC e a forma de onda nos vários pontos do circuito. Começa com uma tensão ca, geralmente de 120 V eficazes (rms), alimenta um transformador, cuja função é reduzi-la para o nível de tensão cc desejada. Diodos retificadores fornecem uma tensão retificada de onda-completa ou meia-onda, que é inicialmente filtrada por um capacitor simples para produzir uma tensão cc. Esta tensão ainda tem alguma ondulação. O circuito regulador pode utilizar essa entrada cc para produzir uma tensão cc que não só tem menos ondulação, como ainda mantêm constante o valor na saída, mesmo para variações na entrada.
Começando pelo primeiro bloco da fonte que é um transformador cuja função é diminuir o nível da tensão cc. É necessário saber qual o valor de saída desejado para poder calcular o número de espiras do transformador. (1)
Na retificação que é o segundo bloco pode ser escolhido dois tipos de retificadores, meia-onda ou onda-completa, o retificador de onda completa tem duas configurações, ponte ou derivação central. Como a configuração em ponte foi utilizada na construção do projeto, somente ela será abordada. Na configuração ponte são utilizados 4 diodos organizados de tal forma que a tensão ca de entrada seja ajustada na saída para uma tensão cc de onda completa como mostra a figura 2.
Figura 2 Configuração ponte e formas de onda nos sinais de entrada e saída.
Na região positiva do sinal de entrada os diodos D1 e D3 estão ON e os diodos D2 e D4 OFF, o que resulta na primeira região da onda de saída. Já na região negativa do sinal de entrada os diodos D2 e D4 estão ON e os diodos D1 e D3 OFF, o que resulta na segunda região da onda de saída. Para a escolha certa dos diodos é necessário calcular a TPI (tensão de pico inversa) e a corrente máxima. Para que o diodo não sobrecarregue e queime. (2)