Relatorio FISV

1559 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

LEANDRO HENRIQUE NOGUEIRA 30692
MATEUS MENEGALI CARDOZO 31602
RAFAEL BRANDÃO FERREIRA 30790

LABORATÓRIO 03 EEL311 Eletrotécnica Geral Experimental I

ITAJUBÁ
2015
LEANDRO HENRIQUE NOGUEIRA 30692
MATEUS MENEGALI CARDOZO 31602
RAFAEL BRANDÃO FERREIRA 30790

LABORATÓRIO 03 EEL311
Eletrotécnica Geral Experimental I

ITAJUBÁ
2015

Fundamentação Teórica

Os circuitos equivalentes de Thévenin e Norton são circuitos simplificados, que representam o mesmo comportamento que o circuito original do ponto de vista dos terminais dos quais se quer analisar. Muitas vezes quando queremos analisar um circuito estamos apenas preocupados com o que acontece em certo terminal, então para estes casos a aplicação de circuitos equivalentes são de grande ajuda.

Circuitos Thévenin:
O Circuito de Thévenin é constituído por uma fonte independente de tensão VTh e uma resistência RTh que substituem todas as fontes e resistências do circuito. Essa combinação em serie entre VTh e RTh é equivalente ao circuito original, no sentido que, se ligarmos a mesma carga nos terminais a e b do circuito, ela será submetida à mesma tensão e será atravessada pela mesma corrente. Essa equivalência existe para quaisquer valores possíveis de resistência. Para determinar o circuito de Thévenin é necessário determinarmos a Tensão de Thévenin e a resistência de Thévenin.
Se colocarmos uma carga com resistência infinitamente grande nos terminais a e b do circuito teremos um circuito aberto. Por definição, a tensão de circuito aberto entre os terminais a e b é igual à tensão de Thévenin VTh. Reduzindo-se a resistência à zero, teremos a situação oposta, isto é um curto-circuito entre os terminais a e b, termos uma corrente Icc passando pelos terminais a e b,a qual chamaremos futuramente de corrente de Norton. Assim, por definição, a resistência de Thévenin será igual à tensão do circuito original aberto dividida

Relacionados

  • Nasdaq
    8768 palavras | 36 páginas