Relatorio Fisico Quimica
Amanda M. Fernandes, Bianca G. Queiroz, Caroline A. D’Arts, Marcela A. F. Eleotério
Universidade Federal de Itajubá, Engenharia de Materiais, Itabira, MG – Brasil
________________________________________________________________________________
Resumo: O objetivo deste trabalho foi determinar o valor da tensão superficial da água e da solução de glicerol a 5% empregando-se o método do peso da gota Foi utilizado balão volumétrico de 50 ml para preparação da solução, uma bureta de 25 ml para a determinação do diâmetro do tubo e um tubo de vidro para auxílio na pesagem das gotas de água e da solução de glicerol. A partir de valores tabelados de raio do tubo de acordo com a massa da gota e outros cálculos laboratoriais, os valores da tensão superficial foram calculados. Os resultados podem apresentar pequenos erros considerando diferença de temperatura nos valores utilizados e erros na medida do tempo de vazão para água e solução.
Palavras chave: Tensão superficial, Água, Solução Glicerol
________________________________________________________________________________
1 INTRODUÇÃO
No dia a dia, é possível observar certos insetos caminhando sob a superfície de líquidos, sem que acabem submersos nestes. Também é permitido fazer com que um clipe de papel flutue sobre a superfície da água, ainda que sua densidade seja superior à deste líquido. Essas situações exemplificam um importante fenômeno que ocorre com os líquidos: a tensão superficial (YOUNG & FREEDMAN, 2008).
A tensão superficial nos líquidos é resultante do desequilíbrio entre as forças intermoleculares que agem sobre as moléculas da superfície e as que se encontram no interior do líquido. No interior, as moléculas são atraídas igualmente em todas as direções, enquanto as da superfície sofrem uma força líquida para o interior. Essa força para o interior atrai as moléculas da superfície para dentro, diminuindo a área superficial do líquido e gerando um empacotamento mais denso das