Relatorio Fisica2
1° configuração
O arranjo a ser utilizado é mostrado na figura 1. Utiliza-se uma fonte de tensão alternada de 12V, eletrodos em forma de hastes metálicas, fios, voltímetro, pontas de prova e 500ml água de torneira com uma concentração muito baixa de NaCl (1 colher rasa de sopa) dentro de uma cuba rasa de plástico e papel milimetrado.
Foram mapeados 04 pontos equipotenciais de 2,5V, 5,0V, 7,5V e 10V para que fosse traçado um mapeamento, cada ponto com 05 respectivas direções em x,y.
Com o experimento pudemos comprovar que as linhas de campo elétrico é uniforme para o caso de duas placas paralelas, as linhas equipotenciais são paralelas as barras e perpendiculares ao campo formado entre elas.
Questão 01: se as placas forem aproximadas não afetaria a configuração do campo elétrico, os mesmos continuariam paralelos.
2° configuração
O arranjo a ser utilizado é mostrado na figura 2. Utiliza-se uma fonte de tensão alternada de 12V, eletrodos em forma de condutores coaxiais concentricos, fios, voltímetro, pontas de prova e 500ml água de torneira com uma concentração muito baixa de NaCl (1 colher rasa de sopa) dentro de uma cuba rasa de plástico e papel milimetrado.
Foram mapeados 04 pontos equipotenciais de 2,5V, 5,0V, 7,5V e 10V para que fosse traçado um mapeamento, cada ponto com 05 respectivas direções em x,y.
Com o experimento pudemos comprovar que as linhas de campo elétrico é uniforme para o caso de dois condutores coaxiais concêntricos, as linhas equipotenciais concêntricas radiais, formando vários círculos entre os condutores.
Questão 2: O campo elétrico dentro do condutor cilíndrico menor é zero, pois não existe campo em seu interior, como as cargas estão livres dentro do circulo, as mesmas se repelem assim anulando-se igualmente no interior do círculo e assim sendo armazenados na parte externa do círculo, ou seja em sua “casca”, assim comprovando a Lei de Gauss, pois somando-se os vetores direção iguala-se a