Relatorio Fisica
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TURMA 2014/2
FORÇAS DE ATRITO
Relatório de experimento
Número 30
INTEGRANTES DA EQUIPE
Bruno Rocha
Ellen Veronez
Jonathan Machado
Michele Biffi
PROFESSOR: ISAIR
Disciplina de Física
JOINVILLE
18/06/2015
II. O intuito do experimento é aprender na pratica a calcular o coeficiente de atrito de um corpo, bem como aprender o que realmente é o atrito e onde essa força é aplicada no dia-a-dia.
III. Força de atrito é o nome dado a força que surge quando corpos estão deslizando ou tentando deslizar sobre qualquer superfície. Estas forças sempre acabam dificultando os movimentos. Elas também podem ocorrer na água, no ar. O único lugar onde elas não existem é no vácuo do espaço. Para identifica-la é fácil, sempre que um corpo estiver movendo-se, ou com tendência a movimentar-se, haverá o surgimento das forças de atrito, que serão representadas por vetores apontados no sentido contrário ao movimento, ou a tendência deste movimento. Quando a força de atrito atua sobre corpos que estão deslizando sobre alguma superfície, esse atrito será chamado de Dinâmico. Quando a força de atrito impede que o corpo deslize sobre a superfície, este atrito será chamado de estático.
IV. Primeiramente no laboratório, foi feito o experimento no qual seu principal objetivo foi calcular o coeficiente de atrito no bloco. Em uma mesa, foi colocado um bloco com massa igual a 572g na posição horizontal, ligado por um fio passando em uma roldana e preso a uma garrafa pet vazia em um plano inclinado.
Para calcular seu coeficiente de atrito, foi colocado água no recipiente até o instante no qual o bloco sai de sua inércia, parando imediatamente de colocar água. Feito isso por 5 vezes seguidas e pesando a quantidade de água, foi possível calcular o valor mais provável para o coeficiente de atrito estático.
V. Medições coletadas.
a) 127,33g
b)125,84g
c)126,54g
d)127,37g
e)128,26g
VI. 1) F=m.a
2) N=P 3) P=m.g