Relatorio Fisica
ENGENHARIA DE CONTROLE AUTOMAÇÃO
Constate Elástica
Belo Horizonte
2015
Objetivo:
Determina uma constante elástica de uma mola, e de uma combinação em série e de uma combinação em paralelo de duas molas.
Introdução:
Sob a ação de uma força de tração ou de compressão, todo objeto deforma-se. Se, ao cessar a atuação dessa força, o corpo recupera sua forma primitiva, diz-se que a deformação é elástica.
A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material sobre o qual exercemos uma força sofrera uma deformação, que pode ou não ser observada. A força restauradora surge sempre no sentido de recuperar o formato original do material.
Enquanto a deformação for pequena diz-se que o material está no regime elástico, ou seja, retorna a sua forma original quando a força que gerou a deformação cessa. Quando as deformações são grandes, o material pode adquirir uma deformação permanente, caracterizando o regime plástico.
Material Utilizado:
Duas molas, objetos de massa m, suporte e régua.
Procedimento:
Neste procedimento consiste em aplicar várias forças (forças) a uma mola vertical e medir os alongamentos produzidos.
Primeiro suspenda uma das molas e pendure um suporte para os objetos em sua extremidade livre. Escolha um ponto de referência no suporte e leia a posição dele na régua – este será o alongamento zero, ou seja, será desprezado o alongamento produzido pelo suporte. Depois obtenha um conjunto de alongamento, aplicando a forças diferentes a mola.
Retire todos os objetos que você colocou e repare que a mola volta a sua posição inicial, ou seja, a deformação foi elástica. Repita todo os procedimentos anteriores, agora com a segunda mola, em série. Depois faça com as duas molas paralelas, seguindo o mesmo das anteriores. Ao final, construa três gráficos diferentes, respetivos aos procedimentos anteiros.