relatorio fisica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DA LUZ
Disciplina: Laboratório de física C
Turma: 24
Professora: ROBERTO K. SAITO
SÃO CRISTÓVÃO
2014
INTRODUÇÃO
Genericamente, difração é o termo empregado para os fenômenos associados a desvios da propagação da luz em relação ao previsto pela óptica geométrica. Conforme visto experimentalmente, os efeitos de difração são melhor observáveis quando os obstáculos ou aberturas são de dimensões comparáveis ao comprimento de onda. A difração por uma fenda estreita pode ser observada com uma montagem experimental simples (ilustrada pela figura 1) e explicada matematicamente com um modelo também simples e que permite extrair conclusões gerais acerca da difração. Além disso, quando a luz se difrata por um conjunto de aberturas periódicas, se observam interessantes fenômenos de interferência entre as ondas originadas em cada abertura.
Figura - Esquema experimental para medida do padrão de difração em fendas, obstáculos retangulares e obstáculos circulares.
Este experimento objetivou estudar o fenômeno da difração em fendas e obstáculos retangulares e circulares, e determinar suas dimensões físicas através do padrão de difração.
MATERIAL UTILIZADO
LASER de diodo (vermelho);
Lâmina com orifícios e obstáculos circulares;
Banco óptico;
Lâmina com fendas e obstáculos retangulares;
Redes de difração;
Lâmina com fendas duplas;
Trena;
Suportes diversos.
MÉTODO EXPERIMENTAL
Montado o experimento, conforme figura 1, posicionaram-se na frente do feixe de laser, lâminas com fendas retangulares de diferentes larguras, observando a imagem projetada na parede. Analogamente, utilizaram-se as fendas circulares. Posteriormente, fez-se incidir o feixe sobre diferentes redes de difração e mediram-se as distâncias entre os pontos projetados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO O experimento fora dividido em duas