relatorio fisica experimental
Centro de Tecnologia
Departamento de Física
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Física Experimental para Engenharia Civil
Data: 01/09/2014
Objetivos
- Determinação da velocidade do som no ar como uma aplicação de ressonância.
Materiais
- Cano de PVC com êmbolo.
- Diapasão de frequência conhecida;
- Martelo de borracha;
- Termômetro Digital;
- Paquímetro
- Trena.
Introdução
A onda sonora, popularmente chamada de som, é uma onda longitudinal e mecânica que o ouvido humano é capaz de captar. A frequência audível para o ser humano é de 20 Hz a 20 kHz. Por ser uma onda mecânica, o som não se propaga no vácuo, ou seja, é necessário um meio para ele se propagar. No dia-a-dia, o som é gerado pelas cordas vocais de uma pessoa, propagado pelo ar, até ser captado pelo tímpano de outra pessoa. O som também pode se propagar em outros meios, como sólidos. Por exemplo, é possível ouvir outras pessoas quando elas estão conversando em outra sala fechada, devido ao som se propagar pelas paredes.
Como toda onda, o som também possui velocidade, que pode ser calculada de diversas formas. Existem diversas formas de se calcular uma onda sonora. Neste relatório, serão descritos os resultados do experimento que determina a velocidade do som através de um cano de PVC, que podem ser comparados à velocidade do som teórica. A velocidade do som no, à temperatura ambiente de 25º C, é de 346,3 m/s. Quando um objeto é capaz de ultrapassar essa velocidade, ele pode ser classificado como ultrassônico. É importante saber que a velocidade do som é diferente para meios de propagação diferentes.
Procedimento
- primeiramente foi anotada a frequência do diapasão de 440 Hz
-Posteriormente, o diapasão foi golpeado com um martelo de borracha, sendo esse colocado próximo da boca do cano de PVC.
-