relatorio fisica experimental ufc pratica 7
Tal propriedade é muito comum no dia-a-dia. Quando sintonizamos um rádio, brincamos em um balanço (que é generalizado como um pêndulo simples) e etc.
Ademais, a ressonância é algo que pode gerar acidentes, por exemplo se um grupo de soldados marcharem sobre uma ponte com uma frequência igual a uma das naturais daquela ponte, pode ocorrer a ressonância e haver um grande acidente. Por isso tal ato é evitado.
Um vídeo sobre isso é muito comum na internet, que trata de uma ponte desmoronando devido a frequência de oscilação do vento.
Outrossim, como forma de demonstrar a ressonância, iremos nessa prática, usar um diapasão para produzir um som na boca de um cano de PVC. Continuamente iremos variar o comprimento da coluna de ar dentro do cano até ela entrar em ressonância com o som, fazendo com quem ele fique mais intenso. Esse momento ocorrerá quando a onda estacionária apresentar um nó na superfície do êmbolo e um ventre na “boca” do cano.
3
2 OBJETIVO
- Determinação da velocidade do som no ar como uma aplicação de ressonância.
4 MATERIAL
- Cano de PVC com êmbolo;
- Diapasão de frequência conhecida;
- Martelo de borracha;
- Termômetro digital;
Paquímetro
Trena.
5
PROCEDIMENTO
1) anotou-se a frequência do diapasão: 440hz
2) Golpeou-se o diapasão com o martelo de borracha e foi posto para proximo a boca do cano de PVC.
3) O diapasão foi mantido proximo a boca do cano. Movimentou-se o embolo de modo a aumentar o comprimento da coluna de ar no cano. Os valores do comprimento da coluna de ar nas quais obteve-se maior intensidade sonora foram anotados na