Relatorio fisica 1
Relatório de física prática
Disciplina de Física I - Prática
Feira de Santana
2012
Universidade Estadual de Feira de Santana
Aulas 2 e 3
Disciplina de Física I - Prática
Professor: João de Azevedo Cardeal
Brenna Oliveira Moura Silva
Guido Acauã Vieira
Tamille Cristhiane de Santana Luz
Yasmim Lopes
Feira de Santana
2012
Objetivo
Fazer medições de objetos utilizando régua, paquímetro e micrômetro.
Introdução
O objetivo das ciências experimentais é o estudo qualitativo ou quantitativo de propriedades da matéria. Portanto, os instrumentos introduzidos para aferir uma medida interferem diretamente na margem de erro, também introduzida no experimento.
O grau de precisão de cada parelho não é capaz de anular os erros existentes. O que ocorre é ma interferência, amior ou menos por parte de cada parelho, o que também não pode ser determinado com precisão.
A introdução de erros segundo a literatura pode ser do tipo erro escala (Maximo erro aceitável cometido devido à limitação da escala do instrumento), erro sistemático (pratiamente não varia, segue uma regra definida) ou erro aleatório (decorrente de mudanças estatísticas imprevisíveis). O erro associado a uma medida é a soma de todos os erros.
Quando se realiza varias medidas, seguindo o sistema de unidades das grandezas físicas utilizadas nos experimentos, os resultados irão diferir entre si. Aplicando a matemática adequadamente, isto é, levando em conta os erros, os desvios e a imprecisão do material utilizado para realizar a medida, pode-se chegar a um valor muito próximo do valor verdadeiro de uma propriedade física, qualquer que seja ela.
Devido a essa imprecisão dos resultados é importante citar que a medida de uma propriedade física não deve apresentar algarismos aleatórios em sua representação, deve-se considerar apenas os algarismo significativos, aqueles que trazem a precisão mais próxima da real, com base no instrumento que foi