Relatorio Final
CUSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
PROFESSORA: SAMARA DE ALMEIRA
ANDREZA FREITAS SANTOS
ANGELICA FARIAS
KAYANNE NASCIMENTO
NAYARA VIEIRA
RAIMUNDO DO NASCIMENTO
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ADOLESCENTES
FORTALEZA
2014
1. INTRODUÇÃO
1.1 Educação Nutricional para o público-alvo
O hábito alimentar de um indivíduo é de natureza bastante complexa e o seu estabelecimento implica numerosos fatores; porém, de um modo geral, o tipo de alimentação baseia-se na disponibilidade de alimentos, nos recursos econômicos e na capacidade de escolha das pessoas (ARANCETA, 1995).
É principalmente na infância que os hábitos alimentares são formados. Esses hábitos, que tendem a se manter ao longo da vida, são determinados principalmente por fatores fisiológicos, sócio-culturais e psicológicos (PESSA, 2008).
Existem vários outros fatores que influenciam o comportamento alimentar, entre eles, fatores externos como a unidade familiar e suas características, as atitudes de pais e amigos, os valores culturais e sociais e a influência da mídia. Há também os fatores internos tais como as necessidades e características psicológicas, a imagem corporal, os valores e experiências pessoais e as preferências alimentares (MELLO, et al., 2004).
O papel da família é fundamental, mas, as mudanças que vêm ocorrendo na dinâmica familiar e aquelas causadas pelo ritmo de vida moderno têm afetado a formação dos hábitos alimentares dos filhos. O costume, até há pouco tempo, da família reunida diariamente ao redor da mesa para o almoço ou jantar, parece ser cada vez mais raro. O fim das refeições em família leva à erosão do próprio conceito de refeição numa sociedade em que nas casas vigora o domínio dos microondas e no trabalho, na rua ou na diversão expandem-se as práticas de “fast food”, de beliscar petiscos e de lanches em lanchonetes, tais fenômenos simbolizam esta nova relação com os horários e os rituais da comida. (CARNEIRO, 2003).