Relatorio final
ESCOLA POLITÉCNICA engenharia civil
GUSTAVO ZILLI
JESSICA BRANCO
LARISSA DEA
MATHEUS HOFFMANN KESSLER
titulação
CURITIBA
2015
GUSTAVO ZILLI
JESSICA BRANCO
LARISSA DEA
MATHEUS HOFFMANN KESSLER
titulação
Relatório técnico apresentado à disciplina Química Geral I do Curso de Graduação em Engenharia Civil Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 2aParcial.
Orientadora: Profᵃ. Angela Cristina Raimondi.
cURITIBA
2015SUMÁRIO
1 Introdução 3
1.1 Ácido 3
1.2 BASE 3
1.3 Ponto de equivalência 4
1.4 PONTO FINAL 4
1.5 ph da solução 4
1.6 Indicadores 4
1 Objetivos 6
2.1 Objetivo Geral 6
2 MATERIAIS E MÉTODOS 6
2.1 MATERIAIS 6
2.2 MÉTODOS 6
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
4 CONCLUSÕES 9
5 REFERÊNCIAS 10
5.1 APÊNDICE–MEMORIAL DE CÁLCULO 10
6 ANEXO QUESTÕES 11
1 Introdução
A Titulação é uma técnica de análise muito utilizada que determina a concentração não conhecida de uma solução utilizando uma bureta e erlenmeyer, também utilizada em química analítica quantitativa. Determinada pela concentração de substâncias de natureza ácida ou alcalino-básica nas suas composições. Em uma substância ácida a qual possui concentração desconhecida, utilizamos uma base de concentração a qual se conhece para que haja a determinacação da concentração do ácido, isso também acontece quando não se conhece a concentração da base.
Há alguns tipos de titulação: ácido-base, potenciométrica, redox, precipitação, complexação. Na titulação ácido-base determina-se em mol a quantidade de uma concentração, onde se coloca uma solução com concentração conhecida que se denomina titulante e uma com concentração desconhecida denominada titulada, sendo uma base e um ácido.
O resultado ocorre quando a solução chega ao seu ponto de equivalência que é nada mais que a quantidade de titulante ser igual à quantidade de titulado, ou seja, estar neutralizada e pode-se ver isso por meio de