Relatorio Final RH II PBL
Grupo nº 3
Nome
Papel
RA
Alexandre Moro
Membro
Ana Carolina
Membro
Guilherme Paganucci
Líder
Keli Barbosa Saldanha
Redatora
09802455
Lucas Oliveira
Porta- Voz
Luiz Gustavo Costa
Membro
1. Questões de Pesquisa
Com a análise das situações que estão acontecendo na Empresa H, o grupo constatou que o problema é: Falta do bem estar do funcionário. Para solucionarmos esse problema pesquisamos sobre: Mudança Comportamental, Satisfação, Stress e Segurança no Trabalho.
2. Conceitos Relevantes
A Qualidade de Vida no Trabalho envolve uma constelação de fatores:
1) A satisfação com o trabalho executado.
2) As possibilidades de futuro na organização.
3) O reconhecimento pelos resultados alcançados.
4) O salário percebido.
5) Os benefícios auferidos
6) O relacionamento humano dentro do grupo e da organização.
7) O ambiente psicológico e físico de trabalho.
8) A liberdade e responsabilidade de decidir.
9) A possibilidade de participar. (CHIAVENATO, 1999, p.391) Satisfação no trabalho é “um sentimento agradável que resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio trabalho”. Existem três componentes chaves em nossa definição de satisfação no trabalho; valores, importância de valores e percepção. (WAGNER III;HOLLENBECK,2002, p.121)
A teoria do campo de Lewin assegura que o comportamento humano depende de dois fatores:
1. O comportamento é derivado da totalidade dos fatos e eventos coexistentes em determinada situação. As pessoas comportam-se em face de uma situação total (Gestalt) envolvendo fatos e eventos que constituem seu ambiente.
2. Esses fatos e eventos apresentam a característica de um campo dinâmico de forças, no qual cada fato ou evento tem uma inter-relação dinâmica com os demais, influenciando-os ou sendo influenciado por eles. Esse campo dinâmico produz o chamado campo psicológico de cada pessoa, que é um padrão organizado das percepções de um