relatorio filme o negociador
Não somente negociando com o sequestrador, ele se vê obrigado a negociar com sua própria equipe que tenta invadir o apartamento, porem o negociador entra no apartamento utilizando de uma tática nas negociações, o blefe, dizendo que a esposa dele está presente e que trocaria pela refém, mesmo sob pressão Danny mantem contato com o ambiente exterior e através de gestos e do conhecimento com os outros policiais consegue deixar o sequestrador em posição para q possa ser dominado ,mostrando poder de decisão.
Após seu parceiro ser assassinado e ele ser apontado como principal suspeito da morte, provas são encontradas em sua residência e mostram que também pode estar envolvido em um esquema de corrupção, nesse momento através de uma linguagem corporal, ele acredita que seus superiores estão envolvidos.
Após invadir a central onde estão seus colegas de trabalho, Danny mantem refém pessoas que podem estar envolvidas e com o conhecimento adquirido com o tempo, prepara o ambiente para usa-lo a seu favor. Como não existe uma confiança nos negociadores que estão ali, ele solicita um negociador de outro distrito Chris Saebian. Antes que esse novo negociador assuma um outro muito menos preparado e sem as habilidades e informações necessárias não consegue evoluir para fechar o acordo de rendição e por pouco não termina em mortes, mostrando que para se entrar em uma negociação tem que ter uma preparação prévia para conhecer o oponente e todo o processo e objetivos.
Enquanto se desloca até o local dos fatos Chris colhe informações sobre o caso e assim que chega e assumi todo o processo, passa a estudar o oponente para facilitar as entradas e saber como lidar melhor nas próximas tratativas para chegar a um acordo. Após esse contato inicial e com os objetivos da negociação definidos, é estimado um tempo limite