Relatorio experiências processos psicologicos básicos
Bruno De Andrade Patrocinio
Géssica Karoliny Tardivele
Relatórios de Práticas de PPB I
Americana
2012
Unisal
Bruno de Andrade Patrocinio
Géssica Karoliny Tardivele
Relatórios de Práticas de PPB I
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina PPB I, ministrada pela profa. Dra. Cintia Bueno, curso de Psicologia.
1. Introdução
O presente trabalho tem a intenção de mostrar a partir de relatórios concluídos com base em experimentações os resultados de aprendizagem, percepção, memória e sensação. Foi utilizado como fonte teórica o Livro: Introdução a Psicologia de hilgard/2002 – Edit. Atkinson.
2. Objetivo
O objetivo é mostrar as práticas realizadas em laboratório funcional de psicologia os seguintes assuntos: Memória, aprendizagem, sensação e percepção em relatórios.
3. Desenvolvimento 3.1 Processos Sensoriais. Possuímos um sistema relativamente complexo de sensibilidade que auxilia o indivíduo a perceber o mundo ao redor. São eles: a Visão, audição, gustação, tato e olfato. Então são experiências associadas com estímulos, estes simples e temos um índice mínimo perceptível para cada um dos sentidos. 3.2 Percepção. A percepção em si é a forma que integramos as partes dos processos sensoriais (relativo ao item anterior) e usamos este conglomerado de informações processados para nos interagir com o “meio” e realizar tarefas, noções de profundidade, espaço, sombra, perspectiva e tamanho de objetos. 3.3 Aprendizagem. Pode-se compreender a aprendizagem como um processo empírico, sendo como resultado prático de algo. Os seres aprendem as coisas através da prática. Existem quatro tipos de aprendizagem: Habituação, condicionamento clássico (Pavlov), Condicionamento operante e a aprendizagem complexa. A aprendizagem então está em uma mudança nas nossas habilidades e modo de fazer/conhecer, de acordo com as estratégias que tomamos para isso. 3.4 Memória. A memória é uma área muito importante da consciência