Relatorio experimento, eletrostatica
[pic]
Alunos: Tais Santana Cezar Costa Luiz Paulo Cardoso Jean Michel Leonardo de Carvalho
Professor: Dielson
T. 5831
Sumário
- OBJETIVOS 03
- INTRODUÇÃO 04
- MATERIAIS UTILIZADOS 05
- PROCEDIMENTOS 06
- CONCLUSÃO 14
Objetivo
A seguinte atividade foi realizada com o intuito de aprofundarmos o nosso conhecimendo em relação ao comportamento e as propriedades das cargas elétricas, além de comprovar o funcionamento do eletroscópio de folhas, de um torniquete eletrico e estudar as condiçoes propicias para uma descarga elétrica.
Introdução
O Gerador de Van de Graaf
Conceito Básico:
O gerador eletrostático de Van de Graaf consiste basicamente num condutor esférico e metálico, no qual se acumulam cargas elétricas em sua superfície externa. Esse condutor é sustentado por suportes isolantes, de modo a manter a carga elétrica armazenada.
O gerador se eletriza da seguinte maneia: uma correia de borracha, acionada por um motor, durante seu movimento entre as polias, atrita-se com uma substância, colocada na parte inferior do dispositivo. Em conseqüência, a correia eletriza-se com carga e determinado sinal. Na parte superior, essa carga produz indução em um condutor. As cargas induzidas nas pontas escoam e a correia desce neutra.
Conforme a natureza da substância com que a borracha se atrita, podemos ter um gerador que armazena carga positiva ou carga negativa.
Material Utilizado
Atividade 1 :
- Gerador de Van der Graaff
- Fita adesiva
- Tiras de papel laminado
- Duas conexões de fios
Atividade 2 :
- Gerador de Van der Graaff
- Haste de eletrocóspio de folha
- Bastão de teste
Atividade 3 :
- Gerador de correia
- Torniquete eletrostático
Atividade 4 :
- Gerador de correia
- Uma conexão de fio
- Uma esfera de cabo isolante