Relatorio experimento campo magnetico em um solenoide
Conteúdo : CAMPO MAGNÉTICO DE UM SOLENÓIDE
Alunos: Andrey Rodrigues Lobo
Thalles Gomes
Raphael
Túlio Bernadino
Turma: 3º “a”
Curso: Informática
Turno: Matutino
Relatório da atividade experimental: CAMPO MAGNÉTICO DE UM SOLENÓIDE
Realizada em sala dia: 05 / 02 / 2013.
Alunos: Andrey Rodrigues Lobo
Thalles Gomes
Raphael
Túlio Bernadino
Turma: 3º “a”
Curso: Informática
Turno: Matutino
OBJETIVOS
Está atividade teve como principal objetivo, mostrar a existência de um campo magnético no interior de um solenoide (ou bobina), quando uma corrente elétrica flui através do solenoide formado.
Através do efeito visual adotado, podemos explorar outros conceitos físicos como empuxo e magnetização de materiais. Para um entendimento mais completo e eficiente, são ilustrados exemplos simples de aplicações práticas envolvendo o princípio físico do eletroímã.
Campo Magnético de um Solenóide.
Os primórdios da ciência do magnetismo perdem-se na história, quando se descobriu que um pedaço de óxido de ferro natural, chamado magnetita, suspenso livremente, se orientava aproximadamente ao longo da direção norte-sul. Este objeto formava uma bússola magnética primitiva. Mais tarde, descobriu-se que barras de ferro podiam adquirir esta mesma propriedade do magnetismo. Barras assim diziam-se magnetizadas e eram conhecidas como ímãs. Ímãs atraem também limalha de ferro e a região onde se acumula a limalha é conhecida como pólo do ímã. Os ímãs possuem um pólo norte (N) por onde saem as linhas de campo e um pólo sul (S) por onde elas entram. Se uma bússola é colocada nas proximidades de um ímã, aparecerão forças nos pólos da agulha da bússola. Diz-se que na região em volta do ímã há um campo magnético e que a agulha da bússola se alinha