Relatorio exp 2
EXPERIMENTO 2 - PROPRIEDADES DOS GASES E EXPANSÃO ADIABÁTICA DOS GASES
Grupo 3
Francielli Santana - 1193546
Gustavo Juliani - 1194763
Patrick Rodrigues - 1187627
Orientador: João Batista
14/12/12
1. INTRODUÇÃO
O estado mais simples da matéria é um gás, uma forma da matéria que ocupa qualquer recipiente que a contenha. É conveniente imaginar um gás como um conjunto de moléculas ou átomos em movimento permanente e aleatório, com velocidades médias que aumentam quando a temperatura se eleva.
O estado físico de uma amostra de uma substância é definido por suas propriedades físicas. O estado de um gás puro fica definido pelos valores do volume que ele ocupa, V, da quantidade de substância (número de moles), n, da pressão, p, e da temperatura T. No entanto, verificou-se experimentalmente que basta especificar três dessas variáveis para que a quarta seja fixada. Ou seja, é um fato experimental que cada substância é descrita por uma equação de estado, uma equação que estabelece uma relação entre essas quatro variáveis [1].
As primeiras medidas quantitativas do comportamento da pressão e do volume dos gases forma feitas por Robert Boyle em 1662 indicando que o volume é inversamente proporcional á pressão: V = C / p, onde p é a pressão, V é o volume e C é uma constante. Charles posteriormente mostrou que para uma massa fixa de gás sob pressão constante, o aumento relativo do volume por grau de aumento da temperatura era o mesmo para todos os gases nos quais ele fez medidas. Gay-Lussac fez medidas do volume mantendo uma massa fixa de gás sob pressão fixa e descobriu que o volume varia linearmente com a temperatura expressado pela equação: V = a + bt, onde t é a temperatura e a e b são constantes.
Se não há escoamento de calor durante uma mudança de estado Q = 0 a mudança de estado é adiabática. Experimentalmente, aproxima-se dessa condição envolvendo o sistema com uma camada de material isolante ou