relatorio Estagio
Residuais, transportados e orgânicos.
2) Quais os tipos de solos residuais? Dê as características de cada um deles.
Solo eluvial: ocorre na superfície, apresentando-se macroscopicamente homogêneo e isotrópico. Também chamado de solo superficial e solo residual maduro.
Solo de Alteração: ocorre abaixo do solo eluvial e se apresenta heterogêneo e anisotrópico devido à presença das estruturas das rochas originais. Também chamado de saprolito e solo residual jovem.
4) Quais os principais tipos de solos transportados? Dê suas características.
Aluvião: é constituído por material erodido, retrabalhado e transportado pelos cursos d'agua e depositados nos seus leitos e margens, ou ainda em fundos e margens de lagoas e lagos, sempre associados a ambientes fluviais.
Coluvião: é constituído por depósitos de material solto, encontrados no sopé de encostas e que foram transportados pela ação da gravidade ou, simplesmente, material decomposto, transportado por gravidade.
Tálus: é formado pelo processo de transporte por gravidade, em encostas que produz os coluviões, diferenciando-se pela presença ou predominância de blocos de rocha, resultado em solos pouco espessos na fonte.
6) O que são processos geológicos de dinâmica superficial?
Quando exercida força da natureza, produzidas por chuvas, vento, ondas, mares, rios, gelo, etc. Essas forcas excedem a resistência dos sistemas naturais, ocorrem modificações por deformação do terreno ou mudanças na estrutura química.
7) Quais os principais processos de dinâmica superficial?
Erosão: destroem solos e rochas por processos móveis ou imóveis.
Abrasão: desgaste mecânico realizado por rios, ventos, etc.
Corrosão: desgaste químico.
Intemperismo: agentes imóveis.
8) O que é erosão e quais os tipos de erosão? Explique.
São os processos de desagregação e remoção de partículas do