Relatorio Equilibrio Qu Mico
Maria Madalena Gomes1; Karina Ferreira1; Lais da Silva Pereira 2; Rosemary Matias3
1Acadêmica do Curso de Farmácia da Faculdade de Estácio de Sá. 2Técnicas do Laboratório de Química da Faculdade de Estácio de Sá. 3Professora da Disciplina de Química Orgânica da Faculdade de Estácio de Sá.
RESUMO
no máximo 300 palavras (não tem parágrafo, e espaço simples letra 11 times)
Palavras-Chave: 3 palavras que não estejam citadas no titulo
Introdução
A cafeína é um pó branco cristalino muito amargo que foi isolada em 1820. É o principal alcalóide do típico café, é a droga mais consumida no mundo e é encontrada em uma grande quantidade de alimentos, como chocolate, guaraná, cola, cacau, erva-mate chá-mate, é possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores de apetite. Cafeína sólida e principal alcalóide do café.
O café foi descoberto na Etiópia, em torno de 700 A.C., onde a planta crescia naturalmente e alguns pastores perceberam que suas ovelhas não conseguiam dormir, à noite, após comerem os frutos desta planta. Durante o século XIV alguns pés de café foram plantados na Arábia, onde a planta era chamada de Kaweh, e era usado como alimento, na fabricação de vinho e como remédio. A economia brasileira teve no café o seu principal produto e o maior consumo per capita de café é os EUA. A cafeína se liga aos receptores de adenosina no cérebro, aumentando o estado de vigília, e tem um efeito ergogênico. Causa a estimulação cardíaca, vasodilatação periférica e vasoconstrição na cabeça, sendo sugerido para o uso como anti enxaqueca. Estimula os músculos esqueléticos, centro respiratório e também aumenta a secreção de ácido gástrico e da diurese.
C8H10N4O2 194,19 1,3,7 -