Relatorio ensino fundamental
O presente relatório tem por objetivo mostrar o estágio supervisionado nos anos inicial do ensino Ensino Fundamental no 2º ano, realizado no Curso de Pedagogia. Segundo, Alvarenga, “[...] a parceria teoria/prática é capaz de formar cidadãos e profissionais competentes, aptos para um trabalho digno do papel que desempenharão na sociedade”. Sendo assim, Ensino Fundamental I tem a função de preparar a criança para o ingresso, com sucesso, no Ensino fundamental II. Por isto é preciso desenvolver as várias habilidades.
“A escola tem de ser um ambiente livre, onde o princípio pedagógico deve ser o respeito à liberdade e à criatividade das crianças. Nela, as crianças devem poder se locomover, ter atividades criativas que permitam sua auto suficiência, e a desobediência e a agressividade não devem ser coibidas e, sim, orientadas, por serem condições necessárias ao sucesso das pessoas.” (LISBOA, p.19 )
Dessa maneira, o estagiário analisa o objeto de reflexão, e refletir é pensar, observar e além da possibilidade de olhar para seu objetivo. No exercício da reflexão surge à necessidade de fundamentar-se teoricamente, então refletir passa a ser também, um instrumento dinamizador entre teoria e prática; conduz a uma ação transformadora comprometendo-nos com nossas opções, desejos, enfim nossa história.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental compreendem que buscar qualidade na educação implica em proporcionar aos alunos o acesso aos conhecimentos relevantes para o exercício da plena cidadania. É um documento que apresenta preocupação em relação às questões que dizem respeito diretamente à sala de aula: com aquilo que é o fundamental no trabalho do professor e que dá sentido ao seu esforço — a aprendizagem do aluno.
Sabe-se que o alicerce do desenvolvimento humano é a Educação, sendo capaz de transformar, todo processo educacional de um indivíduo. É fundamental o estímulo da família, os investimentos financeiros por parte do