Relatorio Engenharia de produçao
Rogério Teixeira Mânsih palestrou na ultima segunda feira (19/05/2014) para os alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará - Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: balanced scorecard, avaliação de desempenho, gestão estratégica de custos, análise econômica, análise financeira e planos de negócios.
O tema da sua palestra foi sobre Ergonomia, disciplina o qual leciona na Engenharia de Produção. Rogerio mencionou o conceito de ergonomia: área do conhecimento que busca tornar o ambiente de trabalho menos nocivo. Ergonomia é diferente de segurança do trabalho, pois seu objetivo é conforto no trabalho. Pode ser divida em:
Física: bem-estar físico do operador no ambiente de trabalho.
Cognitiva: conforto mental (iluminação, comandos, facilidade de manusear máquinas e equipamentos). É o conforto na interação do homem com a máquina.
Os dois tipos citados acima tanto ocorrem no posto de trabalho com nos produtos.
Rogério explicou que, na ergonomia há um conflito entre qualidade e custo. Exemplificou com as carteiras da Universidade: as cadeiras podem perder no quesito conforto, contudo tem baixo custo em relação a uma cadeira que tem reguladores para deixa-la mais confortáveis. O chuveiro elétrico também é um caso típico de ergonomia: foi planejado para pessoas com estaturas mais extremas, contudo, com o conhecimento de ergonomia foi possível habilitar esse tipo de chuveiro para que qualquer pessoa consiga usa-lo.
Ao observarmos uma