relatorio emulsão escabicida
Pertencentes a Família Enterobacteriaceae, grupo apresenta células na forma de bastonetes encurvados ou retos, os microrganismos isolados em casos de diarréia bacteriana, destacam-se os gêneros Salmonela e Shiguela devido a sua patogenicidade e a resistência aos antimicrobianos. São bastonetes Gram-negativos, não esporulados, anaeróbios facultativos, crescem bem em meio sintético (nutrientes simples), fermentam açúcares produzindo uma variedade de produtos finais.Presentes na maioria dos casos de infecção alimentar.
SALMONELLA
As salmonelas são bactérias Gram-negativas pertencentes à família Enterobacteriaceae, gênero Salmonella e constituem um gênero extremamente heterogêneo, composto por duas espécies, Salmonella bongori e S. entérica, essa última possuindo quase 2000 sorotipos. Dentre os de maior importância para a saúde humana destacam-se Salmonela entérica sorotipo Typhi (S. typhi), que causa infecções sistêmicas e febre tifóide (doença endêmica em muitos países em desenvolvimento), o sorotipo Paratyphi (S. parathyphi) causando a febre paratifoíde (uma doença semelhante e relacionada, mais rara que a febre tifóide) e Salmonella entérica sorotipo Typhimurium (S. typhimurium), um dos agentes causadores das gastroenterites.
Epidemiologia:
As Salmonella são encontradas em praticamente todos os animais, incluindo aves domésticas, répteis, animais de granja, roedores, animais domésticos, pássaros e seres humanos. A disseminação de animal para animal e o uso rações animais contaminadas por Salmonella mantém um reservatório natural. Os sorotipos S. typhi e S. paratyphi são altamente adaptadas aos seres humanos e não causam doenças em animais. Outras cepas de Salmonella estão adaptadas a animais e, quando infectam humanos, podem causar doença grave. Por fim, muitas cepas não exibem especificidade quanto ao hospedeiro e causam doença em hospedeiros tanto humanos quanto animais.
A maioria das infecções resulta da ingestão de alimentos contaminados e,