RELATORIO EMBRIOLOGIA
* Componentes do grupo: Bruna D. Krindges, Carolina Weiss, Felipe K. dos Santos, Henrique A. Abujamra e Vinícius S. Cembranel
1) TÉCNICA DA COLORAÇÃO DE GRAM Foi feito todo o procedimento utilizando-se de yakult, iogurte e saliva de um dos componentes. Depois de tudo pronto, analisamos o material:
a) Yakult: possui bactérias gram positivas (bacilos), de coloração roxa, e gram negativas, de coloração rosa;
b) Iogurte: possui bactérias gram negativas, de coloração rosa, e lactobacilos, estreptococos e bacilos que são gram positivos, de coloração roxa;
c) Saliva: possui bactérias gram negativas e gram positivas (bacilos).
2) TÉCNICAS DE INOCULAÇÃO Nosso meio de cultura não funcionou perfeitamente, pois a maioria das colônias permaneceram juntas.
3) MEIO MAC CONCKEY
Esse método é seletivo para bactérias Gram negativas porque possui sais biliares e cristal violeta, que impedem o crescimento das bactérias gram positivas. O meio é também diferencial devido à presença de lactose na sua composição, que diferencia as bactérias fermentadoras da lactose das que não fermentam este açúcar. O meio possui como indicador de pH o vermelho neutro, que em meio ácido é rosa e em pH alcalino é incolor. Quando as bactérias fermentam a lactose, liberam ácido e suas colônias se tornam róseas. Quando não fermentam o açúcar, as colônias são incolores.
Na nossa cultura, percebem-se ambas, tanto as roseadas quanto as incolores, pois não conseguimos “isolar” uma delas na hora de retirar da cultura bacteriana. Portanto, existem tanto as que fermentam e as que não fermentam lactose ali.
4) ANTIBIOGRAMA
Após todo o procedimento, percebe-se que alguns dos discos microbianos apresentam o aparecimento de um halo de inibição do crescimento do microrganismo; é esse método que é utilizado para comprovar a eficiência de certas drogas.
Na figura, em relação aos discos para gram-negativos, em ordem de eficiência:
1) AMO – amoxicilina
2) GEN