Relatorio eletricidade basica Leis de Kirchhoff
RELATÓRIO DE ELETRICIDADE BÁSICA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 3° SEMESTRE
Mogi das Cruzes, SP
2015
AS LEIS DE KIRCHHOFF
1.1 INTRODUÇÃO
As Leis de Kirchhoff foram formuladas em 1845 e receberam o nome do físico alemão Gustav Kirchhoff. Essas leis da física são baseadas no Princípio da Conservação da Energia, no Princípio de Conservação da Carga Elétrica e na regra que determina que o potencial elétrico mantenha seu valor inicial depois de qualquer percurso realizado em trajetória fechada, ou sistema não dissipativo.
As Leis de Kirchhoff são utilizadas em circuitos elétricos que apresentam mais de uma fonte de resistores em série ou em paralelo.
Num circuito elétrico com vários elementos define-se malha qualquer percurso fechado e nó qualquer ponto com interligação de três ou mais fios. Dessa forma as leis de Kirchhoff podem ser enunciadas:
Lei das tensões: A soma algébrica da d.d.p. (Diferença de Potencial Elétrico) em um percurso fechado é nula. Ou seja, a soma de todas as tensões (forças eletromotrizes) no sentido horário é igual à soma de todas as tensões no sentido anti-horário, ocorridas numa malha, é igual a zero.
Lei das correntes: Em um nó, a soma das correntes elétricas que entram é igual à soma das correntes que saem, ou seja, um nó não acumula carga.
.
1.2 OBJETIVO
Verificação das Leis de Kirchhoff e do uso do método de Maxwell para a determinação das correntes da malha.
1.3MATERIAIS UTILIZADOS
Multímetro Eletrônico
Fontes de Tensão A e B;
Resistores;
Cabos;
Placa com Bornes;
2.1.PREVISÃO TEORICA
Com base nas Leis de Kirchhoff foi calculado os valores das tensões,correntes e resistências nos resistores e das fontes,conforme a tabela abaixo.
F1
F2
R1
R2
R3
R4
TENSÃO
6
3
1,55
3,74
0,70
0,74
CORRENTE
7,06
1,57
7,06
5,5
7,06
1,57
RESISTÊNCIA
X
X
220
680
100
470 2.2.DADOS PRÁTICOS
Foi montado o circuito de acordo com a figura1 e com o amperímetro e voltímetro foram medidos as tensões e