relatorio do paquimetro
Centro de Tecnologia
Prática 1
Uso do Paquímetro
Aluno:
Matricula: Turma:
Curso: Engenharia de Energias e Meio Ambiente- EEMA.
Disciplina: Física Experimental para Engenharia
Objetivos
-Números significativos.
-Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso.
Material
-Paquímetro;
-Arruela;
-Cilindro oco;
-Peça com furo cego;
-Régua.
Fundamentos
Os algarismos significativos: são os algarismos que têm importância na exatidão de um número, por exemplo, o número 2,67 tem três algarismos significativos. Se expressarmos o número como 2,6700, entretanto, temos cinco algarismos significativos, pois os zeros à direita dão maior exatidão para o número. Os exemplos abaixo têm 4 algarismos significativos:56,00; 0,2301; 0,034.
Algarismos duvidosos Ao realizar a medição de algum objeto, nunca teremos a medida exata do objeto, utilizando uma régua, por mais precisa que seja. Isso por que o último algarismo dessa medição será duvidoso.
Uma régua comum tem divisões de centímetros e milímetros. Ao medir um lápis, por exemplo, nota-se que o comprimento dele tem 13,5 cm, pois aparentemente ele fica em cima dessa medida. Porém não podemos ter certeza quanto ao algarismo 5 desse número. Poderia ser 13,49 ou 13,51. Então este último algarismo é chamado de duvidoso, e representamos com um traço em cima: 13,5.
O paquímetro: também chamado de calibre é um instrumento de precisão muito usado em oficinas e laboratórios para: medidas de comprimento, diâmetros de tarugos, diâmetro interno e externo de tubos, profundidades de furos, transformação de polegadas em números e vice-versa. O paquímetro costa de uma régua graduada à qual estão solidárias uma mandíbula e uma orelha. A peça mais importante do paquímetro é o nônio. É uma pequena régua cujas características determinam o grau de precisão do paquímetro. O nônio permite fazer,