Relatorio do Museu da Lingua Portuguesa
Todos deveriam uma vez na vida visitar o Museu da Língua Portuguesa. Não apenas pelo conteúdo abundante sobre as origens de nosso idioma, mas também pela experiência única que é andar por aqueles artigos históricos e exposições magnificas. Uma mistura de aprendizado com diversão, cada momento naquele museu é único para cada individuo e ótimas lembranças são garantidas.
O museu está localizado ao lado da Estação da Luz, sendo de fácil acesso ao público tanto em localização quanto por preço, custando apenas 6 reais a entrada de terça à sexta (3 reais a meia entrada para estudantes e idosos acima dos 60 anos), e aos finais de semana o privilégio da entrada gratuita.
Sua fachada já impressiona, com o estilo rústico da antiga estação da Luz que foi restaurada com a finalidade de criar algo que fosse dedicado à valorização e difusão histórica do nosso idioma. A torre alta do relógio até pode nos remeter à inabalável torre londrina, o Big Ben, transformando o lugar em um misto de nossa cultural e da cultura europeia.
A bilheteria fica próxima ao portão de entrada, juntamente com as catracas que dão passagem para a entrada do museu. Dois elevadores o aguardam para o transporte de todos os visitantes para um dos 3 andares cheios de conhecimento e diversidade histórica.
O primeiro andar é onde encontraremos as exposições temporárias especiais. Sempre muito bem instaladas, conseguem transmitir todo seu conteúdo em coisas comuns e até muitas vezes inusitadas, como vídeos interativos, fotos suspensas por fios, objetos expositivos interativos e audiovisuais, dando às pessoas o poder se aprofundar e até se aventurar nas exposições que ali são instaladas.
No segundo andar se encontra 6 setores de exposição diferentes e muito interessantes. Lá encontramos, assim que saímos do elevador, um telão gigantesco de 106m que preenche a parede esquerda inteira de um corredor com projeções simultâneas de vídeos que mostram a língua portuguesa