Relatorio do livro monge executivo
Prólogo O livro relata a história de John Daily, um homem de negócios que trabalhava em uma importante indústria de vidro plano como gerente geral. Casado com Rachel, ele era pai de um casal de filhos. Aparentemente levava uma vida tranquila, mas começou a ter problemas na sua vida pessoal e profissional. Ao ver que sua vida estava desestruturada, com indicação de sua esposa ele decide participar de um retiro em um mosteiro Cristão, onde ele encontrará um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, Leonard Hoffman que estava desaparecido do mundo dos negócios, era frades que passou a ser chamado de irmão Simeão e que iria ministrar as aulas.
As definições
John Daily participado seminário sobre liderança com mais 5 companheiros, Lee um pastor de uma igreja, que era seu companheiro de quarto, Greg um jovem Sargento do exercito, Tereza diretora de uma escola, Kris uma treinadora de um time de basquete, Kim uma enfermeira chefe, todos exerciam o papel de líder de uma forma diferente. No inicio eles agiram receosos com conceito de Simeão sobre liderança, aos poucos o grupo começou a interagir com definições defendidas pelo monge. Simeão pediu que eles definissem a palavra liderança “habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Após a definição de liderança Simeão mostrou a diferença entre poder e autoridade. “Poder e a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer”. “Autoridade é a habilidade de levar as pessoas o fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influencia pessoal”.
O velho paradigma
Neste capítulo é discutida a importância de sermos bons ouvintes, pois mostra que interromper as pessoas no meio de uma frase é enviar mensagens negativas. Resalta que os sentimentos de respeito são essenciais para