relatorio do livro as des competencias de Philippe perrenoud
ANA PAULA DE SOUSA DA SILVA
ANDREIA CARVALHO BARROS
KATHIUSE DE OLIVEIRA COUTIHO
LINDOMARA CONCEIÇÃO DO ROSÁRIO
COMPETÊNCIA E HABILIDADES COMO DESENVOLVER NO ALUNO
Macapá
2013
ANA PAULA DE SOUSA DA SILVA
ANDREIA CARVALHO BARROS
KATHIUSE DE OLIVEIRA COUTIHO
LINDOMARA CONCEIÇÃO DO ROSÁRIO
COMPETÊNCIA E HABILIDADES COMO DESENVOLVER NO ALUNO
Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina, currículo e diversidade cultural, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Vale do Acaraú, orientado pelo prof. Esp. José Adnilton Oliveira Ferreira.
Macapá
2013
Segundo Perrenoud, não existe uma noção clara e partilhada das competências. Pode-se entender competência como a capacidade de mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação. Merece destaque aí o termo “mobilizar”, pois a competência não é o uso estático de regras aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário. A competência implica uma mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.
Muitos educadores pressupõem que não precisam criar novos métodos de ensino, acreditam que inventar diversas maneiras de ensinar, é complicado e cansativo. Ainda outros se sentem desmotivados por conta da reação dos seus educandos (falta de interesse), pois, nem sempre é fácil suscitar no aluno o desejo de aprender, despertar seu interesse e motivá-lo a participar das aulas. Movidos por estas deficiências constatadas no cotidiano escolar, entendemos que o professor precisa se renovar.
Philippe Perrenoud nos mostra dez novas competências para ensinar, buscando motivar os docentes a renovar seu ensino. Procurou destacar e simplificar competências para que os docentes possam saber lidar e