Relatorio Do Filme Lutero
Mais tarde é enviado para Roma para levar algumas cartas. Chegando ao centro do catolicismo fica em profunda decepção e revolta, pois fieis eram mal tratados e homens e mulheres muitos em condições precárias davam tudo o que tinham para ter um lugar no paraíso.
Depois da sua visita a Roma Lutero volta a Alemanha, onde começa a lecionar, e se torna um crítico feroz das práticas realizadas pela igreja católica como, a venda de indulgencias e relíquias, falta de castidade e o celibato sendo quebrado pelos padres.
Martinho Lutero, revoltado com estas práticas escreve suas 95 teses de oposição contra atos praticados pela igreja católica, que é então pregado nas portas da Catedral de Wittemberg. A partir daquele momento suas convicções tornaram-se publicas o que não agradou a igreja, que envia um representante para que inspire Lutero a renunciar suas escrituras diante do papa, o mesmo não concorda e no momento de sua audiência o confronta.
Roma após este ato de renegação o chama para um interrogatório, mas com a intervenção do Príncipe Frederico o julgamento ocorre na Alemanha. Naquele momento todos próximos a Lutero o indicaram-no a renunciar. No interrogatório quando perguntado se queria renunciar o que havia escrito? Lutero hesitou em dar uma resposta e pediu mais tempo. No dia seguinte a pergunta foi insistentemente repetida e Lutero confronta a Igreja dizendo que a mesma deveria provar que suas teses estavam eradas.
O Príncipe Frederico Prevendo o que aconteceria com Lutero Articula um plano para que ele não seja capturado pela Igreja. Isolado, Lutero Traduziu a Bíblia do Latim para o Alemão, o que permitiria que toda a população tivesse acesso as sagradas escrituras. Enquanto isso, seus seguidores continuaram a