Relatorio- detergentes
DQB- Departamento de Química e Biologia
CCA- Centro de Ciências Agrárias
Curso de Zootecnia
Professor: Mamede Chaves
Disciplina: Química Orgânica
Aula prática de Química Orgânica
Detergente Lava Louça
Felipe Daniel de Britto - 1159111
São Luís-MA
2012
Introdução:
Os detergentes (por vezes também chamados de lava-louças) são substâncias (também conhecidas como surfactantes) que têm a propriedade química de dissolver a sujeira ou as impurezas de um objeto sem corrosão, ou seja, são produtos que limpam quimicamente. São amplamente utilizados em todo o mundo. Também existem detergentes em pó para lavar a roupa.
A palavra detergente, procede do latim detergere, que significa limpar. Em medicina se entende por deterger, limpar uma úlcera ou ferida, e se denomina detersórios as substâncias empregadas para tal finalidade. Isto significa que podem qualificar-se como detergentes substâncias tão dispares como a saliva, o sabão ou a gasolina, dependendo em que superfícies são aplicadas.
Na prática diária se entende como detergente apenas as substâncias como sabões e similares, que dissolvem as gorduras ou matérias orgânicas devido a propriedade de suas moléculas possuírem uma parte hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma parte lipófila (que é hidrófoba). Esta propriedade é obtida ao oxidar um ácido graxo de cadeia longa como, por exemplo, palmítico, esteárico ou oleico com uma base alcalina, frequentemente de sódio ou cálcio. Este processo é denominado saponificação. O extremo da molécula que contém o ácido graxo é lipófilo, e o que contém o átomo alcalino é hidrófilo. O principal representante dos detergentes é o sabão.
Material e Métodos:
800 ml de Água
30 ml de Ácido Sulfônico
50 ml Solução de NaCl (200 g/l)
40ml de solução de Soda Caustica a 20%
Corante a gosto
Essência a gosto
Procedimentos:
Misture a água às substancias na