relatorio detecção de curcumina
Disciplina: Química de Alimentos - Noturno
I. Introdução
A curcumina, cujo material corante é o curcumim, é um corante natural obtido a partir da extração ou triturazação do rizoma seco da Curcuma longa,também conhecida como açafrão-da-índia ou açafrão-da-terra, tem sido usado durante séculos como um remédio natural para o tratamento tópico de inflamações e outras doenças.
Tem sido utilizado como corante natural para alimentos, e a recomendação de ingestão diária aceitável de curcumina, conforme orientação do “joint WHO/FAO Expert Committee on Food Aditives (JEFCA), não deve ultrapassar o valor de 0,1mg/Kg de peso Corporal (1). Entretanto, além da utilização como corante, tem sido identificados na literatura alguns outros benefícios potenciais à saúde, por possuir atividade anticarcinogênica, antioxidante, anti-inflamatória, proteção cardíaca e inibidor do diabetes. Apresenta uma baixa biodisponibilidade, no entanto, alguns estudos mostraram que ela está presente no sangue sob formas conjugadas de glicuronida e sulfato/ glicuronida (2)
Esta prática teve como finalidade a determinação da quantidade de Curcumina presente em uma amostra de Açafrão da Terra.
II. Materiais
Balança Analítica de precisão
Espectofotômetro UV/VIS
Balão volumétrico de 100 e 200 mL
Pipeta volumétrica de 1mL
Béquer de 10mL
Espátula
Papel Filtro
Etanol
Amostra:
Açarão da Terra (cúrcuma em pó). “Aroma das Ervas®
Lote 010114
Validade 31/01/2016
III. Métodos
Após pesarmos o valor de 0,0401g da amostra em balança analítica de precisão, transferimos para um balão volumétrico de 100 mL, com o auxílio de etanol. Após avolumarmos com etanol em 100 mL, agitamos para tentar uma completa dissolução, o que não ocorreu, sendo necessário a filtragem da amostra, para remoção dos resíduos sólidos da solução. Pipetamos 0,5 mL do Filtrado em balão volumétrico de 50mL e avolumamos com etanol.