Relatorio Deflexão de vigas
Prática de Laboratório de Engenharia de Sólidos
2014
DEFLEXÃO DE UMA VIGA ENGASTADA
Prática de Laboratório de Engenharia de Sólidos
Relatório relativo à atividade prática no Laboratório de Estruturas na UniversidadeXXX–como exigência de avaliação prática da disciplina XX(Engenharia de Sólidos).
2014
RESUMO
Relatório referente à Prática de Laboratório de Engenharia de Sólidos – Deflexão de uma viga engastada onde foram realizados experimentos com três tipos de vigas e diferentes cargas, apresentando conceitos sobre Módulo de Young, vigas engastadas e Momento de Inércia.
INTRODUÇÃO
A deflexão é relacionada à Engenharia Civil, pois está presente em projetos de vigas horizontais para pontes, prédios e demais construções. Ela é representada pelo deslocamento na direção do eixo perpendicular ao da viga em análise.
Devem-se considerar critérios de resistência dos materiais para se fazer projetos de vigas, além da determinação correta da deflexão (BEER, 2011).
A força aplicada em uma viga a leva a flexão ou deflexão, alterando assim seu eixo longitudinal. Este eixo, inicialmente reto, torna-se então uma curva de deflexão. Esta curva é definida por uma função que mede o deslocamento transversal dos pontos que se situam ao longo da viga (ROY R CRAIG, 2003).
OBJETIVOS
Os objetos deste estudo são os que seguem:
Obter uma curva que estabeleça uma relação entre a deflexão de uma viga engastada e o carregamento aplicado;
Verificar a variação dessa curva para o caso de vigas de diferentes materiais;
Obter o valor aproximado do Módulo de Young;
Comparar resultados obtidos em laboratório e resultados analíticos;
Compreender a relação entre o Momento de Segunda Ordem e os deslocamentos de uma viga.
METODOLOGIA APLICADA
Para o Experimento 1: Deflexão de uma viga engastada, foram utilizados