Relatorio de visita
Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Qualidade das instalações e equipamentos
Ele deve ser objetivo, claro para quem vai ler. Deve conter informações úteis, como localização exata da empresa, concorrentes significativos ou próximos, sistemas de vendas e compras, estado de conservação dos móveis, das máquinas e equipamentos em geral, estado de conservação do imóvel, filiais, projetos de investimentos para o futuro, conhecimentos técnicos dos gestores sobre a produção. Não existe modelo exato para este relatório, cada instituição adota seus próprios critérios que devem estar de acordo com a política de crédito do estabelecimento.
O modelo a seguir é genérico, porém com os itens principais que devem constar no relatório:
• Nome da empresa.
• Endereço da matriz e do local visitado – caso a visita tenha sido em parque fabril ou unidade de produção, isso deve ser bem especificado no relatório, caso o endereço citado nos documentos não tenha sido o mesmo.
• Profissional para contato (nome, cargo e telefone direto) – esta é a pessoa que acompanha o visitante e passa as informações solicitas. Seu cargo é importante no relatório, para saber o grau de confiabilidade das informações. Imagine, por exemplo, que o responsável pelo setor de marketing da empresa talvez não conheça o sistema financeiro ou de produção da empresa, tanto quanto seus colegas que atuam nessas áreas específicas devam conhecer.
• Telefone, e-mail, fax, home Page – meios de comunicação ágeis para o esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam surgir.
• Localização da empresa – item estratégico. Por exemplo: se a empresa estiver longe dos seus fornecedores ou clientes, seus custos com aquisição e distribuição são demasiadamente altos, portanto, sua margem de lucro estará reduzida para competir com os demais em seu setor.
• Qualidade das instalações e equipamentos: a verificação deste item está na qualidade dos equipamentos quanto