Relatorio de visita social
A produção desse trabalho tem como objetivo fazer observar a questão da Responsabilidade Social Empresarial – RSE nos dias atuais, o que sustenta essa ação, qual o seu objetivo e se ela é uma tendência no mundo corporativo.
Para isso, este trabalho foi desmembrado basicamente em duas partes.
A primeira parte se inicia com a conceituação RSE tomando como referência o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, uma reconhecida organização sem fins lucrativos que tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. A partir de então é abordado o tema no âmbito empresarial, se utilizando de três argumentos que sustentam a idéia da RSE como uma estratégia de maximização do lucro.
Logo de inicio se aborda o fato de que o intuito maior de as empresas adotarem a RSE em suas estratégias é a lucratividade. Porém, é frisado que ela não deixa de ser uma iniciativa que está dando certo tanto para os empreendedores quanto para o bem-estar da sociedade.
Logo após, a abordagem sobre o tema passa a expor justificativas para a implementação da RSE a partir de pontos como ética, meio ambiente e filantropia. Na segunda parte do trabalho, é feito três questionamentos: Por que as ações de RSE se multiplicam no cenário corporativo? Por que as ações de
RSE geram resultados bem-sucedidos e retornos positivos para as empresas que executam? Aprofundando o debate: o que move as ações de RSE?
Baseados
no
„isomorfismo’
para
compreender
as
inter-relações
das
organizações a partir do ambiente onde elas se encontram e na noção de
„campo’ como uma forma de sobrevivência das organizações, será discorrida uma sintética análise a respeito da multiplicação das ações de RSE no meio corporativo. A respeito do êxito, especificamente, do ponto de vista das organizações, recorreu-se às atuais noções de sociedade civil, inclusive a
relação